Nascido na Índia, PhD em Física e professor aposentado da Universidade do Oregon, Eugene (EUA), Amit Goswami é um dos mais importantes físicos da atualidade e um dos poucos que através do modelo científico, penetrou fundo na espiritualidade humana. É autor do clássico “A Mecânica Quântica”, utilizado como referência acadêmica nas universidades de todo o mundo e de diversos trabalhos científicos sobre física nuclear, dinâmica dos fluídos, evolução biológica etc.

Amit vem participando de diversos filmes de destaque: principal personagem do filme documentário “O Ativista Quântico” e importantes participações nos filmes “Quem Somos Nós?” e “Sagrado Segredo”.

Amit Goswami é um raro exemplo de cientista transformado por seu próprio trabalho. Ele antevê o definitivo deslocamento do paradigma científico materialista e conserva boas esperanças no futuro da comunidade planetária, que pode começar a abrir sua mente colaborando com a força criadora da consciência.

Pioneiro na interpretação idealista da teoria quântica baseada na primazia da Consciência sobre a matéria, escreveu dezenas de artigos e livros sobre esse tema, entre eles, “O Universo Autoconsciente – como a Consciência cria o Universo Material”, seu mais importante e polêmico trabalho. Neste livro, Amit Goswami demonstra cientificamente, através da física quântica, que o universo é regido por um conjunto superior – a Consciência/Deus – e apresenta ao mundo um novo paradigma científico que inclui todas as possibilidades, inclusive a espiritualidade. Isto torna sólida a sua afirmação de que a Consciência cria a matéria e não o contrário, como até hoje “crê” o realismo materialista implantado na ciência por Isaac Newton e René Descartes.

Frases como “O universo é auto-consciente através de nós” deixaram a comunidade científica perturbada e desconfiada de Amit Goswami. Mas ele não se intimidou e continua a escrever sobre o assunto, expandindo as suas idéias pelo mundo como um verdadeiro “ativista quântico” – como costuma se qualificar.

Autor ainda dos importantes livros “A Janela Visionária”, “A Física da Alma”, “A Criatividade Quântica”, “A Evolução Criativa das Espécies”, “Deus não está morto” e “Criatividade para o século 21”.